quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vida Moderna - Como otimizar seu tempo?



Começa aqui uma série de posts sobre otimização do tempo e melhoria da produtividade. Há uma série de coisas que podem ser utilizadas no nosso dia a dia, de maneira bem simples.

Com o uso cada vez mais constante de novas tecnologias, novos métodos de otimização do tempo e de organização do trabalho surgem todos os dias. Notebooks e Smartphones tem sido cada dia mais requisitados para uma maior eficiência de nossos afazeres. Mas esses equipamentos sozinhos não fazem milagres. Algumas mudanças comportamentais também são necessárias, de forma a melhorar nosso senso de organização, diminuir o estresse e poupar tempo.

Existem vários textos interessantes pela Internet com as mais variadas dicas de como otimizar o seu tempo disponível. O Portal CMC possui uma série de artigos bastante úteis sobre esse tema. Um dos que mais gostei trata sobre métodos de organização do tempo. Resumirei abaixo alguns pontos:

Como você usa o seu tempo?


De que maneira você utiliza o seu momento presente? Como você pode maximizar o uso de cada minuto do tempo real? O que você pode fazer para minimizar as perdas e os desperdícios do precioso tempo? Lembre-se de que o momento presente é onde a ação se inicia e se materializa.


Sendo eficaz no que faz


Quem sabe faz bem feito no tempo certo. Quem não sabe faz mal feito e demorado. Saber fazer é ter o conhecimento, a experiência e a competência necessária. Por isso, estar preparado, adquirir novos conhecimentos e habilidades é requisito fundamental para ser eficiente.

Concentrando-se no que faz

A dificuldade de se concentrar num assunto importante é um mal que aflige muitas pessoas. Concentrar o foco de nossa atenção em um só assunto é uma habilidade fundamental para o nosso desempenho.

Tome como exemplo os atletas antes de uma prova. Todas as dúvidas, os temores, a ansiedade e pensamentos paralelos se esvaem completamente de sua mente durante sua apresentação. Isso para que eles possam alcançar os melhores resultados.

Fazendo um bom planejamento

A falta de um bom planejamento dificulta a execução de qualquer projeto ou tarefa. Por isso, antes de fazer algo, dedique o tempo suficiente para planejar a tarefa, analisando bem as alternativas e possibilidades, identificar e prever as dificuldades e problemas futuros, obter os recursos necessários e saber o que e como fazer da maneira mais rápida e eficiente possível.

Criando a motivação

As pessoas motivadas e satisfeitas com o que fazem são muito mais produtivas e eficazes naquilo que fazem com prazer e emoção. Não há como dar o melhor de si se não existe motivação.

Organizando-se

Ter muitas coisas importantes e urgentes a realizar, pode ser um indicativo de que você não está planejando suas ações adequadamente, e sim adiando a execução de atividades importantes. Um bom planejamento e organização das atividades, seja no âmbito profissional ou pessoal, pode ajudar a otimizar o uso do tempo. Saiba definir suas prioridades. É essencial também saber dedicar seu tempo de maneira adequada para cada àrea de sua vida, seja ela profissional, familiar, pessoal ou social.

Para ler o texto completo, acesse o Portal CMC.